Publicado em Sem categoria

Criando espirais/molas paramétricas no Revit

Há algum tempo postei um link para um ótimo tutorial sobre criação de espirais paramétricas no Revit mas parece que não é mais possível acessar o mesmo, então estou recriando com o pouco que lembro. Então vamos lá:

Basicamente o que faremos é criar uma Mescla com varredura usando dois perfis, podemos criar esses perfis diretamente na modelagem ou separadamente, a vantagem de criar separado é facilitar a modelagem e a mudança para diferentes perfis e formas.

Nesse caso vamos criar direto no modelo, então a partir de uma família do tipo Modelo Genérico Métrico com a ferramenta Mescla com varredura vamos em Caminho do croqui e utilizar Arco do centro para a extremidade para criar meio círculo, e criar um parâmetro para controlar seu raio:

image

image

Feito isto podemos mudar para outra vista para criarmos nossos perfis, nesse caso mudei para a vista 3D, selecionamos o Perfil 1 e criamos o nosso perfil, vamos também criar um parâmetro para controlar o raio do mesmo. Uma dica é selecionar o círculo e ativar a opção Marca central visível assim podemos travar seu centro em planos de referência e também utilizar parâmetros com base nele, então ative essa opção e alinhe e trave com nossos planos.

image

Agora no Perfil 2 faremos algo parecido mas vamos criar um parâmetro que controle o deslocamento desse perfil, consequentemente a altura de metade da nossa espiral.

image

Finalizando já temos nossa forma:

image

Agora em uma vista de elevação vamos criar um novo plano de referência e adicionar um parâmetro que será o mesmo que usamos dentro do nosso Perfil 2:

image

Agora selecionamos a forma que criamos anteriormente e vamos rotacionar e criar uma cópia:

image

Com nossa formas criada vamos selecionar a mesma e alterar seu Plano de trabalho para o que acabamos de criar, para isso selecione a forma e vá em Editar plano de trabalho, agora na janela que abrir escolha a opção Selecionar um plano e selecione o mesmo. Se tivéssemos colocado um nome nele poderíamos escolher pelo Nome

image

image

Agora temos nossa forma básica criada, podemos selecionar as mesmas e adicionar um parâmetro de material.

image

Vamos então carregar a mesma em uma nova família genérica, editar o tipo dela e criar os parâmetros referentes aos que usamos para controlar os mesmos na nova família, para isso basta selecionar a família e na janela Propriedades editar seu tipo e clicar no retângulo em frente dos parâmetros que criamos antes para criar novos na nova família.

Agora para facilitar eu vou criar dois novos planos de referência cada qual com uma parâmetro da altura que definimos e assim ter a altura da próxima volta da nossa espiral:

image

Agora com a ferramenta Matriz/Array vamos selecionar a família e criar uma matriz com a opção Agrupar e associar ativa e Mover para 2°.

image

Vamos então alinhar nossa matriz com o plano de referência que criamos e travar a mesma:

image

image

Selecionando nossa matriz irá aparecer uma cota com a quantidade de cópias, vamos selecionar a mesma e criar um parâmetro para definir essa quantidade.

image

Agora temos uma espiral totalmente paramétrica.

Untitled-1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s