Publicado em Sem categoria

Família de portão de madeira e algumas dicas

Uma família de portão de madeira, aquele clássico utilizado em cercas e tantos outros locais, criado com modelo genérico para poder ser utilizada em qualquer família ou projeto. Download pelo link: https://drive.google.com/open?id=1NlgNmPztG2a_xcI-yAz9KIF7s-cpEyjg

Como comentei nesse post, a primeira vista deveríamos criar uma matriz com as madeiras tendo curvas ou cortar as mesmas depois com uma forma de vazio, mas não é possível alterar elementos que serão criados para criar as curvas ou mesmo cortar elementos que ainda não existem. Para corrigir esse problema ao invés de criar as madeiras criamos os vazios entre elas utilizando uma matriz de formas de vazio com base em face.

image

Usar uma família para a forma e outra para a matriz evita problemas quando formos cortar o elemento, pois se fizermos a matriz na família que queremos cortar podemos perder a referência da face.

image

Com algumas fórmulas é possível controlar a quantidade e a largura dessas formas com base na quantidade e largura das madeiras que queremos utilizar. Por exemplo temos 7 madeiras de 10 cm, e uma largura de 100 cm, logo teremos 6 formas de vazio, e se retirarmos o comprimento total das madeiras 7*10 cm =70 cm da largura teremos 30 cm, que divididos entre as formas de vazio nos dará 30 cm / 6 = 5 cm.

Outra dica é em relação ao arco superior do portão, para criar o mesmo utilizei uma curva e coloquei uma cota para controlar a altura dela sem precisar utilizar fórmulas para controlar raios e centros. Sobre curvas uma ótima palestra do Paul F. Aubin se encontra nesse link http://au.autodesk.com/au-online/classes-on-demand/class-catalog/2015/revit-for-architects/as10644#chapter=6.

image

Nessa família coloquei parâmetros para controlar todos os aspectos do portão, inclusive algumas fórmulas utilizando ângulos para definir as madeiras de suporte todas com a mesma largura, relações de triângulo são ótimas para isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s