Publicado em Sem categoria

Como fazer um material de asfalto molhado no Revit

Infelizmente não é possível unir vários materiais no Revit como é feito no Max, quem sabe algum dia teremos um editor de materiais com nodes , até lá é possível com edição de texturas alcançar alguns bons resultados. Neste tutorial mostro como criar um material de asfalto molhado no Revit.

Começando pelo aspecto mais importante que é a máscara para o reflexo que irá definir onde e como será o reflexo do nosso material, então modifiquei uma imagem que encontrei na internet para deixar como eu gostaria. Com base em uma imagem de “sujeira” fui alterando os níveis da imagem para destacar as partes brancas.

Lembrando que quanto mais branco mais reflexivo o material é, então é possível controlar esse reflexo alterando a imagem.

reflection

Utilizei a imagem acima para editar outras texturas, basicamente para a textura principal eu selecionei as áreas brancas, aumentei e apliquei um desfoque, desse modo da a impressão que em volta da poça ainda esta um pouco molhado.

difuse

Para o mapa de relevo (bump) eu novamente utilizei a imagem para o reflexo para deixar as áreas das poças com um relevo uniforme.

bump2

Para configurar as texturas no material basta criar um novo material genérico e adicionar os mapas de diffuse, reflexo e relevo como na imagem abaixo. A única coisa a se configurar é o Tamanho da amostra.

image

Fiz testes com 10 x 10 m e 20 x 20 m, no final acabei gostando mais do material configurado como 20 x 20 m pois com as poças menores deu a impressão de um asfalto muito irregular, apesar que seria melhor uma textura com maior resolução para tamanho tão grande. Mas é questão de alterar as texturas conforme a necessidade e tentar encontrar o melhor resultado.

R1

R2

R3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s