Publicado em Sem categoria

Tabela de pré-dimensionamento elétrico

Utilizo o QiElétrico para projetos de instalações elétricas mas o Excel ainda é um grande aliado, principalmente no início do projeto.

E apesar de existirem diversas tabelas de dimensionamento mais completas, criei uma tabela simples para uma estimativa da potência ativa total e estou disponibilizando a mesma, qualquer erro ou dica para melhora-lá só comentar abaixo.

Para utilizar é bem simples, a parte esquerda em verde se refere as regras normativas para o mínimo de pontos elétricos de acordo com o ambiente, também dividi esses ambientes em 5 tipos que servem como base para as fórmulas de cálculo. Abaixo temos uma lista com potências de tomadas de uso específico mais comuns, essas são uma base e no seu projeto você irá utilizar as potências de acordo com o fabricante.

Com essas informações é possível preencher a tabela da direita com o nome do ambiente, seu tipo entre os 5 da tabela da esquerda, área, perímetro e assim obter a potência mínima de iluminação e tomadas como também a quantidade das mesmas. Para as tomadas de uso específico TUE, há de se adicionar os valores manualmente com base na tabela comentada anteriormente. Esses valores então são automaticamente multiplicados pelo fator de potência e deste modo é encontrada a Potência ativa total do projeto.

Provavelmente irei criar uma versão mais completa logo.
Link:https://drive.google.com/open?id=1wLU0nXh01VYf913fPesV6YQPk84BxPVu4tpT6WI5tMc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s