Publicado em Sem categoria

Como modelar uma cadeira ovo

Já pensava em criar um tutorial sobre como modelar uma cadeira deste tipo, e até iria gravar um vídeo mas uma garganta ruim não permitiu então vai um tutorial escrito de como modelar uma cadeira ovo. Não explicarei como parametrizar pois geralmente são sempre vendidas com o mesmo tamanho mas é algo que pode ser facilmente feito com alguns planos de referência e cotas.

O primeiro passo de toda modelagem é procurar referências que vão ajudar na modelagem.

egg.jpg

Com base nelas defini que a cadeira teria 135 cm de altura mas a largura eu defini com base em uma imagem pois não encontrei a largura do modelo que queria. Então numa vista lateral (esquerda ou direita) criamos um plano de trabalho com a altura para servir de referência.

image

Podemos carregar uma imagem para servir de referência e ajustar conforme a altura.

image

Para a forma principal utilizamos a ferramenta Revolver, então criamos uma elipse parcial com a altura e largura conforme a imagem a seguir, a elipse é uma forma um pouco problemática de se trabalhar como veremos depois, por isso uma solução melhor seria utilizar curvas tangenciais mas por facilidade ficaremos com a elipse. Criamos então uma elipse parcial com a altura e largura que desejamos.

image

image

image

Feito a forma externa dei um Deslocamento de 1 cm para dar a espessura da “casca” da cadeira.

image

Fechamos então com linhas para formar o perfil e com a opção Linha do eixo definimos onde seria o eixo para a revolução selecionando o plano de referência do meio.

image

image

Agora temos nossa forma:

image

Na mesma vista, importante se não pode não cortar a geometria, eu criei extrusão de uma forma de vazio para cortar a forma original.

image

Sempre é bom criar a forma além do necessário evitando alguns problemas.

image

Se não criamos a forma como vazio podemos alterar na janela propriedades. Depois basta confirmar que a forma de vazio corta toda a forma da cadeira.

image

image

Outro detalhe é mover um pouco esta forma para deixar ela fora do eixo do revolver original, evitando erros.

image

Então basta com a ferramenta Cortar clicar na forma de vazio e na forma sólida.

image

 

image

Agora com a ferramenta Varredura vamos criar o acabamento da cadeira, para isso utilizamos a opção Selecionar caminho, selecionei então as linhas internas do corte criado.

image

image.png

 

Editei então o perfil da varredura criando um círculo com o raio desejado.

image.png

 

Observe que criei várias varreduras ao invés de uma contínua, isso ajuda a manter o mapeamento correto do material

image.pngimage.png

Agora vamos criar o assento, para isto podemos utilizar nossa forma sólida original, basta selecionar a mesma e copiar CTRL+C e utilizar a opção Colar alinhado no mesmo lugar.

image

 

image

Agora selecionamos essa forma e vamos em Editar revolução. Aqui vemos um problema da elipse parcial onde ela não aceitava ter sua linha cortada, então temos de criar uma elipse no local com o mesmo tamanho da original. Também criei uma linha e uma curva no canto para dar a forma do assento.

image

image

image

image

E finalmente temos nossa forma final, basta agora aplicar os parâmetros de materiais.

Vista 3D 2.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s