Publicado em Sem categoria

Revit 2018 – Testando a importação de modelos do Rhino

Uma das novidades do Revit 2018 é a possibilidade de importar diretamente modelos do Rhino, resolvi então testar como funciona essa nova funcionalidade. Para isso baixei alguns modelos do Flyingarchitecture e também criei um modelo simples no Rhinoceros.

O primeiro modelo é esta cadeira Rocking Chair, neste primeiro modelo chamou a atenção que algumas linhas não aparecem em modo linha oculta, talvez seja pela curvatura da cadeira, mas vale destacar que é possível criar linhas selecionando as linhas do próprio modelo, o que facilita bastante para criar uma boa representação em plantas e vistas.

image

Há de se destacar como os materiais funcionam neste caso,  importando modelos de outros formatos como DWG para alterar os materiais é necessário ir na aba Gerenciar >  Estilos de objeto > Objetos importados, mas no caso de modelos do Rhino ao importar o modelo ele já carrega no navegador de materiais os diferentes materiais aplicados. Neste caso o Material 5 e Material 8, que alterei a cor conforme na imagem

image

Outro teste que fiz foi com um modelo de cama e neste caso as linhas aparecem normalmente, interessante que como importei no mesmo arquivo da cadeira os materiais com nomes iguais foram duplicados

image

Resolvi então aplicar uma textura para conferir se os UVs se comportavam corretamente então apliquei uma textura no modelo e testei em diferentes softwares, e apesar de ter sido necessário rotacionar a textura em 45º no Revit para o cobertor, as UVs se mantém idênticas. Então se configuradas corretamente, nada de distorções. *Na imagem há uma distorção mas é causado pelo mapeamento original do objeto.

imageimage

Outro teste que fiz foi com uma cama barcelona, esse modelo é bem pesado, com muitos detalhes, e neste caso acusou um erro onde não foi possível importar parte da geometria, procurando encontrei que faltou uma fivela. Então desagrupei e deletei todo o resto e então importei apenas ela sem acusar nenhum erro.

image

image

Outro arquivo que testei foi um contendo diferentes almofadas mas neste caso o Revit acusou um erro, acredito que a causa seja que este modelo não foi criado originalmente no Rhino mas sim no Marvelous Designer pois ele é um mesh feito com triangulação de Delaunay que é ótima para simular tecidos.

image

O último teste eu fiz com uns modelos bem simples que criei no Rhino, um cilindro, um paralelepípedo e um cone.

image

Aqui os modelos dentro do Revit, apliquei mapeamento apenas no cilindro e ele se manteve no Revit, apesar que é necessário configurar o tamanho da textura do material para ficar do mesmo modo entre os diferentes softwares.

image

Concluindo, o Rhinoceros é um dos softwares mais famosos e populares na modelagem por nurbs, superfícies e sólidos, e o Rhino tem o famoso plugin Grasshopper que auxilia na criação de elementos paramétricos através de algorítimos, e é muito utilizado em diversas criações arquitetônicas. Suas ferramentas de modelagem são muito poderosas e a possibilidade de importar e trabalhar diretamente com seus elementos é uma ótima adição ao Revit. Como neste vídeo que mostra a colocação de elementos com base em uma cobertura criada no Rhino.

Claro que sempre devemos lembrar que o Revit é um software para projetos e não é recomendável trabalhar com elementos com detalhes além do necessário, como no caso da cama barcelona, mas de imediato a possibilidade de importar elementos do Rhino já abre um leque gigante de modelos e possibilidades.

Mais algumas imagens:

21

2 comentários em “Revit 2018 – Testando a importação de modelos do Rhino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s