Publicado em Sem categoria

Família de gradil para parede cortina e como configurar

Estava fazendo uns testes e criei uma família de gradil que achei ser leve e com uma boa qualidade, criei também uma textura alpha para o material, o link para download é este: http://viahold.com/rFC

Mas como parede cortina é uma família de sistema não é possível exportar como uma família a parte, por isso teremos que configurar a mesma. Mas primeiro vamos carregar as famílias, basta carregar a família de perfil e de painel arrastando para o projeto ou pela aba Inserir > Carregar família.

Agora vamos criar um montante com o perfil que carregamos, basta ir no Navegador de projeto, e em Famílias encontrar a seção dos montantes.

image

Dê um duplo click sobre qualquer um destes montantes, duplique o mesmo e nomeie como desejar, depois altere em Perfil para o perfil que acabamos de carregar. Também defini um material de pintura verde para combinar com a cor que coloquei no gradil.

image

Agora vamos configurar a parede cortina, para isso crie uma parede cortina no projeto, selecione clique em editar tipo e duplique a mesma, nomeie como desejar. Basta agora alterar o painel para o do gradil, definir a divisão do eixo vertical para o tamanho do painel, neste caso utilizei 2.50m, e alterar os montantes para os do Gradil que criamos anteriormente.

image

Agora teclando TAB e selecionando um dos painéis podemos alterar as propriedades do mesmo, o material comentarei a seguir, os parâmetros são os seguintes :

  • Sobras: as sobras do início e final do gradil, antes do primeiro e depois do último vinco
  • Espessura: a espessura do painel do gradil
  • Altura máxima 3 vincos e Altura máxima 2 vincos: esses parâmetros controlam a altura máxima que o gradil pode ter para a quantidade respectiva de vincos. Nos catálogos vi que é comum ter gradis de 2, 3 e 4 vincos que variam conforme sua altura, então criei estes parâmetros de modo que até 1.25m o gradil terá 2 vincos, até 2m terá 3 vincos e acima disto 4 vincos.

Todos estes parâmetros podem ser alterados, mas como não defini limites pode dar algum erro, por exemplo se alterar a espessura para uma valor muito alto a família acusará um erro pois não seria possível fazer o vinco com essa espessura.

image

Apesar da família já vir com material aplicado, às vezes pode ocorrer algum problema como não encontrar a textura, é um material simples parecido com o de alambrado que comentei aqui, primeiramente na ba Gráficos defini uma cor para o gradil com Transparência em 100, ou seja total, o padrão de superfície é uma hachura cruzada de 5x25cm, como mostrado na imagem.

image

image

Na aba Aparência defini apenas uma cor e a textura de recorte.

image

A configuração da textura de recorte se refere apenas ao tamanho da mesma 5x25cm

image

 

7 comentários em “Família de gradil para parede cortina e como configurar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s