Publicado em Sem categoria

Sobre o projeto de container

Parece que muitos se interessaram no projeto que postei ontem então vou comentar um pouco sobre a criação do mesmo.

Como nunca fiz nada deste tipo comecei pesquisando sobre containers e sua estrutura, encontrei bastante coisa neste site, inclusive desenhos e modelos em 3D dos padrões de 20 e 40 pés, mas resolvi remodelar do zero toda a estrutura partindo das medidas de fabricantes e utilizar os desenhos do link como referência para posição dos elementos e dimensão total do container.

Comecei a partir da estrutura de um container padrão de 20 pés, criei a estrutura como uma família de modelo genérico e dentro da mesma esta aninhada a família dos cantos e os perfis que utilizei nas varreduras, não é paramétrica apesar de ser um dos objetivos iniciais.

image

Basicamente toda a modelagem é feita com varreduras e extrusões, os perfis utilizados são com base nos catálogos dos fabricantes, ao final utilizei formas de vazio para dar os toques finais a estrutura, como mostrado na imagem abaixo:

image

Abaixo um detalhe da modelagem da peça do canto, a primeira imagem é ele finalizado, a segunda é a forma original sólida e a última as formas de vazio que cortam o mesmo.

image

Na parte dos fechamentos a primeira ideia era utilizar paredes simples do Revit e itens de detalhe em vistas e cortes, e dependendo do projeto ainda usaria essa abordagem pois não há um modo fácil e leve de criar estes elementos, apesar de existirem alternativas como parede cortina e sistemas de vigas os recortes sempre são problemáticos além de serem elementos pesados de se trabalhar. Por isso quase nunca utilizo um telhado com telhas 3D por exemplo.

image

Mas neste caso como é algo pequeno resolvi testar como faria essa modelagem, não criei uma família a parte pois como existirão aberturas e e recortes haveria a necessidade de editar o fechamento direto no projeto, por isso utilizei modelagem no local.

Isso permitiu utilizar as portas e janelas já colocadas como referência para as aberturas, além de poder alterar o comprimento do fechamento para bater exatamente com o canto do container, então partindo do perfil do fabricante criei uma extrusão percorrendo toda a lateral.

image

As aberturas são formas de vazio com o tamanho das aberturas das janelas e portas como na imagem abaixo, também alterei as famílias de portas e janelas para incluir uma estrutura de suporte em volta das mesmas.

image

Já na cobertura utilizei outra técnica, parti de um piso comum com a mesma espessura da chapa de aço que o fabricante utiliza e acima dele coloquei uma família com base em face dos relevos e criei uma matriz das mesmas.

image

Essa família com base em face é feita originalmente com duas mesclas, a primeira da a forma geral e a segunda um pouco menor corta a mesma para dar a espessura da chapa, abaixo também criei outra forma de vazio e cortei a face onde se encontra a família, deste modo ao carregar no projeto, essa forma de vazio corta automaticamente a face onde foi colocada, como mostrado na imagem abaixo:

image

Mas claro, nem tudo é modelado, nos detalhamentos utilizei elementos 2D para representar os perfis utilizados no Drywall como também para o isolamento.

image

Ainda estou pesquisando detalhes sobre este tipo de projeto, falta bastante coisa pra se considerar com um projeto finalizado, mas até agora foi um ótimo objeto de estudo.

6 comentários em “Sobre o projeto de container

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s