Publicado em Revit

Painel perfurado, aninhando vazios, overmodeling e material perfurado.

O ano começa devagar então resolvi testar algumas particularidades na criação de famílias, neste caso criei o painel perfurado de hexagonais abaixo, e irei comentar sobre a criação do mesmo, como aninhar vazios, e também o problema da modelagem em excesso.

Teste painel perfurado

Na imagem abaixo podemos ver alguns parâmetros do painel perfurado. Depois de um tempo já estava me perdendo entre tantos e tive que refazer a maioria.

image

Apesar do painel parecer um elemento único ele é composto de diversos elementos, todos criados a partir de extrusões e depois unidas suas geometrias. O raio de dobra da chapa foi feito com um parâmetro com base na espessura da chapa.

imageimage

Na imagem existem duas famílias, o suporte e o painel perfurado, sendo o último composto por duas famílias, a geometria base e os vazios que cortam a chapa, como eu queria ter maior controle sobre os vazios resolvi criar uma família específica para os mesmos e no Revit o único modo possível para carregar uma família composta de vazios/voids para cortar outra é utilizando uma família do tipo Modelo genérico com base em face, então basicamente criei uma forma de vazio de um polígono e depois uma matriz/array do mesmo, defini parâmetros para distância e quantidade de elementos e carreguei na família do painel, agora posso criar outra matriz/array mas dessa vez vertical e assim poder definir as quantidades horizontais e verticais dos elementos.

imageimage

No caso dos parâmetros isso levou a um problema, as formas de vazio tem obrigatoriamente de cortar o elemento ou ocorrerá um erro, então os parâmetros tem de ser pensados para não permitir que o array ultrapasse a área do elemento onde foi colocado. Mas um dos principais problemas pode ser o excesso de modelagem (overmodeling), uma família deste tipo pode ser bastante pesada, principalmente se trabalharmos com projetos de grandes dimensões que exigiriam diversos elementos deste, como os hexágonos são relativamente grandes e o objetivo foi mais testar algumas técnicas acho que foi até válido o nível de modelagem.

Mas sempre pode ser melhorado, por exemplo poderia retirar os furos da base e desenhar os mesmos com linhas de detalhe, apagar os vazios e utilizar um material de metal perfurado, que é o que farei agora. Então primeiramente deletei todos os vazios, na imagem podemos ver a geometria onde foram colocados

image

Agora vou definir apenas para esse elemento um parâmetro de material diferente dos outros, e criar o material de metal perfurado. Utilizei como material para os elementos o Cobre da biblioteca do Revit, então dupliquei o mesmo, dupliquei sua aparência e logo na edição do material encontramos a opção Recortes que já traz diversos tipos de recortes como padrão. Se fôssemos criar do zero com um material do tipo genérico poderíamos utilizar uma imagem Alpha para o recorte, essa imagem é basicamente uma imagem em preto e branco onde o preto será transparente enquanto o branco aparecerá.

image

E na aba Gráficos carreguei uma hachura de furos, ao final o painel ficou deste modo:

imageimage

Bem mais leve para se trabalhar e evitando diversos problemas.

image1

4 comentários em “Painel perfurado, aninhando vazios, overmodeling e material perfurado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s