Publicado em Revit

Sobre a família de lustre

Depois de ter modelado o lustre que postei no post anterior resolvi comentar sobre sua modelagem, é um ótimo exercício para quem deseja estudar modelagem de famílias.

O lustre é feito com diversas famílias, apesar de poder criar todas no mesmo arquivo trabalhar com elementos separados me permite um maior controle e se eu quiser mudar apenas uma isso facilita bastante. Abaixo podemos ver em cores diferentes como estão divididas essas famílias.

 

image

Para a modelagem usei como base uma imagem de fundo e a redimensionei para o tamanho correto, técnica bastante conhecida de quem modela em outros softwares como o 3ds Max.

image

A primeira vista os “braços” podem parecer bastante complexos de se modelar mas são apenas varreduras com um perfil tubular achatado, as lâmpadas e seus detalhes são feitos com a ferramenta revolver. Abaixo podemos ver bem o caminho das varreduras e os croquis das formas utilizadas, depois selecionei os elementos e apliquei um array/matriz radial.

image

Como eu criei com base em um modelo comercial não vi necessidade de parametrizar as formas mas criei um parâmetro na corrente de modo que eu pudesse controlar a altura dela.

Primeiro criei os dois primeiros elos, copiei e apliquei uma matriz. Para evitar erros com a matriz que não pode ser menor do que 2, eu criei outro parâmetro q que usei como base para a quantidade de elos duplos, desse modo quando q for 1, o array se manterá como 2 mas vai ocultar os elementos e mostrar apenas os elos fora da matriz. Para isso usei fórmulas condicionais nos parâmetros da matriz e de visibilidade.

Por exemplo o parâmetro de visibilidade Único que controla a visibilidade dos dois elos fora da matriz para quando tiver apenas 1 em q será if(q = 1, 2 > 1 , 1 > 2), essa fórmula pode ser lida como SE q for igual a 1, ENTÃO 2 é maior que 1 o que é verdadeiro então o elemento aparece, SENÃO 1 é maior que 2 o que é falso então o elemento não aparece.

image

Outro parâmetro eu defini na família final definindo distância topo da família até o topo do lustre, essa distância é dada pela multiplicação da quantidade de elos duplos da corrente pela altura desses elos, e depois somada uma pequena distância referente a peça do topo.

image

Como é uma família genérica fica fácil colocar ela dentro de uma família com base em face por exemplo e facilitar mais ainda sua colocação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s