Publicado em Sem categoria

Algumas dicas sobre janelas: janelas transparentes em elevação e janelas altas automaticamente.

Uma dúvida bastante como é como deixar as janelas transparentes em elevações, para isso basta selecionar o Corte de abertura da mesma e na barra de opções que irá aparecer ativar a opção: Transparente em elevação. Isso também vale para portas.

imageimage

Outra dúvida é na questão de janelas altas, vejo muitos utilizando Regiões de planta que é uma ferramenta bastante importante para representar planos de cortes diferentes em uma mesma vista, mas existe um modo de automatizar esse processo e garantir uma visualização condizente com a utilizada no Brasil, com linhas tracejadas.

Como exemplo eu criei uma janela onde em planta é representada apenas com linhas de detalhe, seguindo uma representação simplificada de apenas duas linhas. Abaixo temos duas janelas colocadas, uma baixa e uma alta, pode-se observar que a alta simplesmente some da vista como acontece com muitas famílias.

image

Editando a família, selecionando um das linhas de detalhe e clicando em Configurações de visibilidade podemos observar que esta ativa a opção Somente exibir se a instância está cortada, logo essa linha só aparecerá quando for cortada pela vista.

image

image

Poderia desativar essa opção, mas aí teríamos uma linha sólida e poderia levar a confusões no projeto. Então, ocultei as linhas temporariamente e iremos criar novas linhas através da ferramenta Linha simbólica da aba Anotar.

image

O Revit já traz um padrão de linhas tracejadas com espessura de projeção, basta selecionar na Subcategoria da linha a opção Linhas ocultas [projeção].

image

Feito isto eu desenhei quatro linhas, duas ao meio e duas ao canto da nossa família. Dependendo de como desenharmos as linhas temos alinhar os cantos e travar nos nossos planos de trabalho, para assim caso alterarmos as dimensões da janela as linhas acompanharem.

image

Selecionei as linhas e confirmei em Configurações de visibilidade que não esta ativa a opção Somente exibir se a instância está cortada. Deste modo sempre serão exibidas, e quando cortada a linha sólida de antes vai sobrepor a tracejada.

image

Abaixo as duas janelas lado a lado, mesmo modelo mas sendo uma na altura do corte e a outra uma janela alta.

image

Dependendo da apresentação, podemos também incluir uma região de máscara configurada do mesmo modo, assim mesmo que coloquemos um preenchimento preto sólido na parede

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s