Publicado em Revit

Como trabalho terrenos

O Tópico mais visualizado deste blog é sobre topografia e criação de terrenos, e muitos ainda tem dúvida sobre como trabalhar ou se é possível conformar melhor o terreno. Geralmente o mais comum e mais fácil é utilizar uma plataforma de construção e construir a edificação em cima da mesma, mas eu sempre fui chato em relação a isso pois basicamente se forma um radier, e nem sempre é esse o tipo de fundação utilizada.

Então eu fui testando diferentes modos de aproximar melhor o terreno do método construtivo mais utilizado aqui, o uso de vigas baldrame.

O processo é dividir o terreno original em 2, um para o lado externo e outro para o interno, editar as cotas do terreno interno para o mesmo valor da base do baldrame e com o uso de plataformas de construção dentro das áreas do baldrame o terreno se conforma corretamente. Lembrando que na imagem abaixo não usei alvenaria de embasamento, algo bastante recomendado.

1

Então basicamente o que faço é dividir a superfície do terreno em duas pelo lado exterior da viga baldrame como mostrado no exemplo abaixo. Isso é feito utilizando a ferramenta Dividir superfície que fica na aba Massa e Terreno.

132132132.jpg

image.png

Depois edito os pontos da superfície da parte interna para ficar abaixo do baldrame, para isso basa selecionar o terreno e utilizar a ferramenta Editar superfície.

2121.jpg

5

Então crio Plataformas de construção dentro dos baldrames, esses plataformas representarão o lastro de brita comumente usado nesse método construtivo.

 

4

Abaixo pode-se ver como ficam as diferentes elevações da topografia com as plataforma colocadas.

6

 

 

E ao final o corte fica deste modo, em cinza escuro esta as plataformas de construção.

2

 

4 comentários em “Como trabalho terrenos

  1. Boa tarde,

    Post muito bom, parabéns! Que elemento você utiliza para fazer as vigas baldrame? E também,como faz para estender o acabamento/revestimento pela face delas?

    Agradeço o auxílio.

    Abs.

    Paulo

    Curtir

    1. Boa tarde Paulo, as vigas baldrame são feitas com a ferramenta viga que se encontra na aba Estrutura, para o revestimento se estender eu movo essas vigas para se alinharem com o osso da parede no lado externo e defino a base da parede como o nível do piso externo ou dou um deslocamento na base da mesma.

      Curtir

  2. Boa Tarde, muito obrigado pelas informações. porém quando eu divido a superfície e boto a parte interna pro nivel da viga baldrame fica um buraco entre a plataforma de construção e o final da viga baldrame, não sei se voce consegue me entender, mas é como botei a parte interna com um nivel a baixo, do nivel que ela fica até chegar na plataforma de construção não fica preenchido com material fica um vazio

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s