Publicado em Sem categoria

Retrabalho, a multa da construção e como o BIM pode ajudar

 

Tempos atrás recebi minha primeira multa e como qualquer um fiquei bem chateado, afinal multa é um dinheiro perdido, na construção a multa vem em forma de retrabalho, mas o que é retrabalho? Retrabalho é a repetição de alguma atividade causada por alguma falha, seja de mão-de-obra, material, projeto ou outra. E infelizmente não é incomum e muitos já passaram por algo do tipo.

O BIM traz enorme melhoria na redução do retrabalho, como evidenciado por uma pesquisa realizada pela Mc-Graw-Hill Construction em 2012, que até usei como referência no meu TCC na época, essa pesquisa evidência diversas melhorias que a implementação do BIM trouxe em sistemas de infraestrutura, mas acredito que se pesquisássemos em obras residenciais essa melhoria seria ainda maior, em parte por obras desse porte serem realizadas faltando alguns projetos ou até mesmo sem nenhum.

Abaixo um gráfico da pesquisa mostrando os benefícios da adoção do BIM.

i394997

Uma das causas dessa melhoria podemos ver logo no início do projeto, como no BIM trabalhamos em um modelo 3D e dele extraímos a documentação, é possível visualizar problemas prematuramente. Como exemplo cito um projeto onde haviam duas coberturas com platibanda próximas e só foi possível visualizar que uma interferia na outra na hora da documentação onde foram feitos cortes que passavam por aquele local, em um software BIM não ocorreria esse problema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s