Publicado em Sem categoria

A importância do método construtivo em um modelador BIM

Uma grande parte das dúvidas sobre como criar algo no Revit, ArchiCAD ou outro modelador BIM, pode ser respondida pensando no método construtivo, afinal o modelo que criamos é uma representação virtual de uma construção, o mais próximo possível da realidade mas sempre mantendo o bom senso de não modelar excessivamente.

Dentre essas dúvidas uma muito comum é em relação a lajes que aparecem através de paredes, se pensarmos na construção onde a laje vai até o osso da parede, ou até a viga, ao final teremos uma camada de revestimento sobre essa laje, abaixo uma imagem com a representação clássica simplificada a esquerda e a direita uma representação mais correta, com revestimentos cobrindo os elementos estruturais.

Outra dúvida comum também é sobre criação de pergolados, se existem famílias próprias ou como criamos, se pensarmos que pergolados são na verdade vigas podemos utilizar a ferramenta viga com um array/matriz ou mesmo sistemas de vigas.

Mais uma seria sobre as escadas onde não temos um degrau final por padrão, e alguns até acham que se trata de algum erro, mas se pensarmos que na realidade este degrau final seria a laje do pavimento superior vemos que na verdade não é um erro mas que o programa já considera a realidade da construção.

Claro que isso varia caso a caso, diferentes métodos construtivos tem diferentes particularidades, abaixo um vídeo interessante que mostra alguns detalhes de diferentes métodos construtivos no Revit.

Não apenas dúvidas mas pensar no método construtivo evita futuros problemas que podem surgir com o projeto e com outros profissionais envolvidos.  Então quando surgir uma dúvida sobre como faria isso, pense em como você construiria isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s