Publicado em Sem categoria

Discutindo a família do portão

Se editarem a família de portões que postei no post anterior a esse verão uma coisa interessante, não são as barras que se multiplicam mas sim formas de vazio que cortam as mesmas. Mas por quê?

image

O plano inicial para essa família era criar um array de barras verticais que seriam cortadas por uma forma de vazio/void no centro, mas o Revit tem uma particularidade onde elementos criados depois da forma de vazio não são cortados automaticamente por ela, então se eu definir que quero 21 barras ao invés das 20 originais, uma ficaria sem ser cortada. Quebrando a cabeça em como resolver isso lembrei de um antigo artigo que li http://revitoped.blogspot.com.br/2011/08/array-void-instead.html onde o autor tem a ideia de usar uma matriz/array de vazios ao invés dos sólidos para criar um detalhe em madeira.

Assim criei duas formas sólidas e os vazios que as cortam com uma matriz/array e parâmetros para controlar o tamanho destes elementos, acredito que deveria ter criado os vazios antes para facilitar pois trabalhar com essas formas trouxe alguns problemas, vale lembrar que elas só são visíveis todo o tempo quando não cortam nenhum elemento e assim se apresentam com uma cor laranja.

Entre os problemas destaco um: agora eu definiria o tamanho do vazio entre as barras então como eu definiria o tamanho dessas barras? Uma simples matemática resolveu esse problema, sabendo quantas barras eu teria e qual o tamanho que eu queria para elas, basta então multiplicar esses valores e retirar da largura total do painel, assim tenho o valor total dos espaços vazios e posso dividir pela quantidade de vazios, que seria a quantidade de barras verticais mais um pois eu quis que o painel começasse e terminasse com um vazio.

Abaixo pode-se visualizar os parâmetros.

image

E como defini os planos de trabalho para esses elementos;

image

 

Um comentário em “Discutindo a família do portão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s