Publicado em Etc, Revit, Tecnologia

O que realmente importa em uma família no Revit

Pergunta: o que é mais importante em uma família de mobiliário?

Acompanhando diversos grupos acho que muitos responderiam: a beleza, a geometria, quero uma família de cama que tenha um cobertor meio caído para renderizar e ficar bem bonito e realista. Não é incomum o uso do Revit, ou outro software BIM como o ArchiCAD, como se fosse um Sketchup que faz cortes, e acabamos vendo projetos com dezenas de famílias importadas de outros softwares, com geometrias pesadas, edges aparentes por todo lado, e que trazem diversos problemas.

O que realmente importa é a informação, o I do BIM. Tamanho, peso, fabricante, modelo, custo, qualquer informação que eu ou outro profissional envolvido no projeto possa utilizar.

Para exemplificar um pouco melhor retirei umas informações desse interessante artigo “What is this thing called LOD” que comenta bastante sobre LOD, Level of Development ou Nível de Desenvolvimento. Observe na imagem abaixo, o nível mais baixo de desenvolvimento contém uma geometria bastante complexa mas a unica informação que estou usando é uma descrição de que é uma cadeira de escritório, enquanto no LOD 400 tenho muito mais informações mesmo com uma geometria mais simples.

LoDEVexplained_605.png

Essas informações são importantíssimas para todos os profissionais envolvidos, saber o modelo e marca da cadeira auxilia no orçamento, saber o tipo de concreto de uma viga e sue volume também, informações como resistência térmica e transmissão de calor das paredes auxiliam no desempenho da edificação, o volume do piso é informação importante para o projeto estrutural, não há limites para como essas informações podem ser importantes para o projeto.

Decisões importantes podem ser tomadas com base nessas informações por todo o desenvolvimento do projeto, uma informação simples como a área de pisos de massa pode ser utilizado na fase conceitual como uma forma de estimar um valor total para a edificação. Claro que varia conforme a necessidade, mas informação é algo que todo projetista deve ter em mente ao usar um software BIM.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s