Publicado em Sem categoria

Dynamo no dia a dia

Já comentei sobre as capacidade do Dynamo neste post e neste post mostrei um exemplo do uso do mesmo para a criação de painéis aleatórios, mas o Dynamo não auxilia apenas na criação de formas complexas que poucas vezes usamos, uma das grandes possibilidades é automatizar processos que na grande maioria das vezes são maçantes e demandam grande tempo. Abaixo cito alguns exemplos do uso diário do Dynamo.

Criar pisos a partir de ambientes, mais uma parceria com o grande Ricardo Freitas que criou e me auxiliou no uso dessa rotina. Ela seleciona todos os ambientes, e cria pisos com base nas linhas do seu contorno. Inclusive é possível criar os pisos com base na definição de piso do ambiente. É uma das que mais utilizo pois evita o demorado trabalho de criar pisos por croqui linha após linha.

1.jpg

Vigas diretamente nas paredes, essa rotina que criei coloca vigas em todas as paredes selecionadas, muito útil para um projeto preliminar.

2.jpg

Contorno de topografias, um dos grandes entraves no Revit são as topografias, muitas vezes queremos selecionar as linhas do seu contorno ou do corte e o Revit não permite, mas com o Dynamo podemos transformar essa topografia e usar como base para diversas coisas, como criar pisos e muros seguindo a mesma, neste caso eu usei uma rotina que cria linhas que contornam a topografia para servirem de base para uma região preenchida, assim posso colocar uma hachura de superfície nessa região, algo que não é possível em uma topografia.

3.jpg

Soleiras sob aberturas de portas, uma rotina simples que seleciona as paredes e cria soleiras em suas aberturas, em conjunto com a de criar pisos a partir de ambientes automatiza grande parte do trabalho na criação de pisos.

4.jpg

Esses são apenas alguns exemplos de como o Dynamo pode automatizar processos no dia a dia do Revit, e conforme trabalhamos vão surgindo ideias de como automatizar algum processo ou criar algo que não seria por padrão no Revit, os ambientes 3D da primeira rotina por exemplo poderiam ser usados para criar uma setorização em 3D.

4 comentários em “Dynamo no dia a dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s