Publicado em Revit

Criando hachuras personalizadas para o Revit com o bloco de notas

Apesar de podermos criar hachuras cruzadas e paralelas dentro do Revit se quisermos algo mais complexo como uma hachura imitando tijolos por exemplo temos que tentar outra solução. Existem rotinas lisp no AutoCAD e alguns plugins para criar hachuras no Revit como Hatch22 e Hatchkit, mas também podemos utilizar o bom e velho bloco de notas, arquivos de hachuras são basicamente textos com instruções para o programa. Um vídeo muito bom explicando todo o funcionamento e como criar essas hachuras é este:

Explicando em português e adicionando algumas informações, ao abrir um arquivo de hachura (.pat) com o bloco de notas vamos encontrar algo como:

 

;%UNITS=MM < Unidade de medida da hachura
*Hachura 120×20 < Nome da hachura
;%TYPE=MODEL < Tipo da hachura
0, 0,0, 0,200 < Primeira linha da hachura
90, 0,0, 200,600, 200,-200 < Segunda linha da hachura (podem ter quantas linhas forem necessárias)

 

As unidade de medida da hachura podem ser em milímetros ou polegadas, para isso usamos os seguintes códigos na primeira linha do texto:

;%UNITS=MM para milímetros
;%UNITS=INCH para polegadas

O nome da hachura se encontra logo abaixo e deve ser colocado depois do símbolo *.

Para definir se a hachura é do tipo modelo ou desenho usamos os códigos abaixo, hachuras do tipo desenho se alteram conforme a escala enquanto do tipo modelo sempre mantém seu tamanho.

;%TYPE=MODEL para modelo
;%TYPE=DRAFTING para desenho

Abaixo temos os códigos que criam as linhas das hachuras, todos seguem um padrão:

; ângulo, origem-x,origem-y, delta-x,delta-y, [traço]

Primeiro é o ângulo em relação ao eixo horizontal, segundo vem a origem da linha na coordenada x, e a origem na coordenada y, delta-x é o deslocamento no sentido da linha, delta y é o deslocamento perpendicular a linha, traço é usado quando desejamos criar linhas tracejadas e funciona dando com um valor positivo para o traço e um negativo para o espaço, 0 cria um ponto.

Vamos então estudar a primeira linha que cria uma linha horizontal e cria cópias dela a cada 200mm:

 

  • ângulo = 0 – linha horizontal, ângulo 0
  • origem-x = 0 – a linha começa em 0 em x
  • origem-y = 0 – a linha começa em 0 em y
  • delta-x = 0 – não existe deslocamento no sentido da linha
  • delta-y = 200 – desloca a próxima cópia 200 mm na perpendicular. (paralela)

A segunda linha é um pouco mais complexa, ela cria linhas tracejadas espaçadas 600 mm na vertical e 200 mm na horizontal, combinado com o tracejado de 200 mm cria a o padrão de tijolos.

  • ângulo = 90 – linha vertical, ângulo 90
  • origem-x = 0 – a linha começa em 0 em x
  • origem-y = 0 – a linha começa em 0 em x
  • delta-x = 200 – desloca a próxima cópia 200 mm da linha no seu sentido
  • delta-y = 600 – desloca a próxima cópia 600 mm no sentido perpendicular da linha
  • traço= 200 – cria um traço de 200 mm
  • espaço= -200 – cria um espaço vazio de 200 mm

Complicado no começo não? Vamos então explicar com uma imagem, por exemplo essa linha: 90, 0,0, 200,800, 200,-200.

Untitled-2.jpg

Basta então salvar com a extensão “.pat” e carregar dentro do Revit. Para isso basta editar o material e na aba Gráficos definir sua hachura, criar uma nova e mudar de Simples para Personalizado e pelo botão Importar… selecionar a hachura criada.

Untitled-2.jpg

Um tutorial bastente interessante que mostra uma hachura mais complexa com octogonos pode ser encontrado nesse link. http://revitcat.blogspot.com.br/2015/06/defining-revit-custom-hatch-patterns.html

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6 comentários em “Criando hachuras personalizadas para o Revit com o bloco de notas

    1. Eu postei as hachuras nesses dois posts, basta copiar o texto e colar no bloco de notas depois salvar com a extensão .pat: https://engenhariaeetc.wordpress.com/2016/05/23/mais-algumas-hachuras-dessa-vez-pisos-de-concreto-e-pisos-de-madeira/

      https://engenhariaeetc.wordpress.com/2016/05/23/hachuras-de-blocos/

      Se quiser você pode alterar qualquer arquivo de hachura do CAD para usar no Revit, basta adicionar as linhas:

      ;%TYPE=MODEL para modelo
      ;%TYPE=DRAFTING para desenho

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  1. Dai Winderson! Cara, tentei fazer uma textura hexagonal pra revestimento, as linhas saíram certas, porém sem intervalo, chegou a tentar fazer alguma? da uma olhada ai e vê se tu sabe me dizer onde tá errado…

    ;%UNITS=MM
    *Hexagonal 01,
    ;%TYPE=MODEL
    0, 75, 259.8, 0, 259.8, 150, 300
    60, 225, 0, 129.9, 129.9, 150, 75
    120, 0, 129.9, 251, 129.9, 150, 75

    Obrigado!

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  2. Winderson, tentei criar um assoalho de madeira, mas queria deixar uma linha com a peça inteira, outra com meia, outra com 2/3 e tal, mas não consegui entender bem como fazer, tentei e as linhas sempre ficavam na mesma posição sobreposta

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