Publicado em Sem categoria

Configurando resolução do Render no Revit

Apesar de não renderizar no Revit ultimamente tenho encontrado diversas pessoas comentando sobre a demora do render, por mais que ele seja naturalmente demorado o tempo estava ficando exorbitante. A principal e mais frequente causa é o uso errado da resolução. No antigo post Revit e a confusão do DPI, eu expliquei como é confuso o modo de trabalhar resoluções de render no Revit principalmente pelo uso dos DPIs e não uma resolução em pixels diretamente.

Mas por que acontece essa confusão? Bem, o Revit ao renderizar usa o tamanho da janela de render multiplicado pelo DPI, o problema principal é que janelas de render podem variar de tamanho, conforme a posição da câmera e como o usuário aumenta ou diminui a mesma. Logo dependendo da janela 300 DPI podem se tornar 1000 pixels ou 10000 pixels e de acordo com a própria Autodesk ao dobrar uma resolução o tempo de render aumenta de 2 a 4 vezes,  uma resolução em pixels 10 vezes maior elevaria o tempo de render em no mínimo 20 vezes.

Observe abaixo a mesma imagem com o mesmo DPI, mas com janelas de tamanhos diferentes. A resolução de uma para a outra é 10 vezes maior.

image

Mas como corrigir? O modo mais simples é diminuir os DPIs, o problema é que se a janela for muito grande, mesmo no menor DPI possível (72) a resolução final pode continuar muito alta, outra opção seria alterar a resolução de Impressão para Tela, então o Revit assumiria a resolução e o DPI com base no tamanho que a janela ocupa no monitor, problema que isso varia conforme mudamos o zoom.

A melhor opção é diminuir ou aumentar o tamanho da janela de render mantendo a proporção da mesma, para isso primeiro selecione a janela de render (o retângulo em volta da imagem) e clique na opção Tamanho do recorte. Como na imagem abaixo:

image

Na janela que se abrirá teremos duas opções abaixo de Modificar, Campo da vista que altera o tamanho da janela livremente e a opção que vamos usar que é Escala (proporções bloqueadas) essa opção altera o tamanho da janela mas mantém a proporção da mesma.

image

Podemos então aumentar diminuir ou aumentar e encontrar a melhor resolução em pixels para o que desejamos. Deste modo até da para renderizar em resoluções bastante utilizadas, como 1920×1080. Para isso mudei as unidades para polegadas apenas para facilitar pois sei que a proporção é 16/9 e multipliquei pelo DPI necessário.

image

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s