Publicado em Sem categoria

A divulgação da desinformação

Se já é preocupante o alto numero de autoconstrução no Brasil onde mais de 80% das obras são feitas sem nenhum profissional da área. Mais preocupante é ver que há uma divulgação de desinformação que muito mais atrapalha do que ajuda.

Como exemplo acabei de assistir um vídeo com mais de 170 mil visualizações onde era dado dicas de armação de vigas, e podiam ser vistos diversos erros, posso listar:

  • Seção menor do que a necessária para o vão
  • Armadura de pele sem necessidade
  • Cavaletes, que já estão em desuso a décadas
  • Excesso de aço

Uma seção pequena, muito aço, além de mal dimensionada é provável que se torne super-armada (um perigo para quem passar em baixo pois a viga se receber uma sobrecarga não vai apresentar indícios disso e irá ruir de uma vez) e mesmo com diversos comentários sobre os erros, sempre tinha os que elogiavam e até pediam dicas sobre qual seção e armadura deveriam usar na construção de suas casas, que eram seguidas de respostas com diversos erros.

Infelizmente não é incomum encontrar vários outros videos, comentários, tutoriais, entre outros, que compartilham erros bem graves. Muitos seguidos da famosa frase “eu sempre fiz assim e nunca caiu”, experiência é importante, mas sempre deve ter como base o conhecimento correto.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s