Publicado em Sem categoria

A importância de se ter todos os projetos

Estava projetando um projeto elétrico para testar o QiElétrico quando me questionei: E se eu estiver colocando uma tomada onde passa um pilar?

Neste caso todos os projetos são meus e eu poderia resolver qualquer interferência, mas é muito mais comum termos diferentes profissionais trabalhando no mesmo projeto, e na maioria das vezes sem conversar entre si, não no sentido de serem amantes brigados, mas porque trabalham isoladamente.

Isso foi uma das coisas que me levou a interessar pelo BIM, a interoperabilidade entre diferentes softwares e profissionais, peguemos por exemplo a curva de MacLeamy, que comentei neste post.

0c524288952815c2e476ead0a75bbd79_thumb

Basicamente o que a curva de MacLeamy mostra é um comparativo entre o fluxo de trabalho BIM e o tradicional, e como eles impactam no custo do projeto e na capacidade da equipe de impacto neste custo e na performance da obra.

Em termos práticos, em BIM como eu estaria trabalhando junto com os outros projetistas e compartilhando o mesmo modelo com a equipe, eu poderia ver logo no início as interferências e assim alterar o projeto sem que isso tenha um custo alto.

Se eu fosse pelo modo tradicional, ou pior, se eu fosse trabalhar sem os outros projetos em mãos, só veria a interferência conferindo os projetos posteriormente o que me levaria a ter retrabalho com um custo bem maior.

E não é raro obras iniciarem sem estes projetos, e a cada dia o custo das mudanças aumenta, uma alteração no projeto elétrico pode resultar em ter de quebrar paredes novamente ou até a adoção de gambiarras com grande custo e baixa qualidade.

Pode-se até ter um custo maior no início ter todos os projetos, mas este custo ao final da obra vai levar a uma economia bem maior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s