Publicado em Revit

Rebaixamento de calçadas no Revit

Fazer rebaixo de calçadas no Revit é mais simples do que parece, ele possui ferramentas para uma edição mais detalhada dos pisos. Vamos por exemplo criar um rebaixamento com base na nova NBR 9050, conforme mostrado na imagem abaixo:

NBR 9050 calçada

Primeiramente criamos nosso piso, neste exemplo fiz um piso simples, com 2,50m de largura para ser a nossa calçada

image

Próximo passo é criar linhas que servirão como referência para dividirmos este piso depois, então na planta de piso tracei as linhas utilizando Linha de detalhe, com base na norma primeiro traço uma linha horizontal para ter os 1.20m de circulação. Depois tracei as linhas verticais para demarcar a largura do rebaixamento de 1.50m, e  também tracei duas linhas distanciando 1.30m para as áreas laterais da rampa.

Não precisamos desenhar as linhas exatamente nas medidas corretas na primeira tentativa, posso desenhar elas aproximadamente e depois que colocar cotas posso editar a posição delas pelas cotas.

image

Próximo passo é selecionar o piso  utilizar a ferramenta Modificar subelementos

image

Agora com a ferramenta Adicionar linha divisória, dividimos nosso piso com base nas linhas que criamos anteriormente

image

Feito isso teremos nosso pisso dividido:

image

Agora clicando em Modificar subelementos podemos selecionar nossa linha da frente da rampa e definir uma altura para a mesma, realizando um cálculo rápido e sabendo que a inclinação é igual a altura/comprimento cheguei a um valor de 0.1083m máximo para alcançar a inclinação dentro da norma de no máximo 8,33%. Então irei baixar essa linha -0.10m. Caso fosse necessário aumentar essa altura iria precisar de uma calçada mais larga para conseguir a inclinação necessária.

image

E assim teremos nossa rampa:

image

image

Este mesmo modo pode ser utilizado para criar entradas de veículos, rampas com diferentes inclinações, rampas com inclinação apenas em um canto, enfim, diversas aplicações para o mesmo método.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s