Publicado em Tecnologia

Unreal Engine 4 – Fotorrealismo em tempo real

Imagine andar dentro do seu projeto como se estivesse realmente ali, quem sabe com um óculos de realidade virtual. Ah como se fosse um videogame? Exatamente! A Unreal Engine 4, abreviada como UE 4 é uma das mais conhecidas engines de jogos de última geração, que trouxe uma revolução na questão de gráficos. Principalmente graças ao sistema de GI em tempo real, algo inimaginável há alguns anos atrás.

Outra vantagem da UE4, é que ela é totalmente grátis para uso, antes custaria alguns milhares de dólares, mas a Epic Games, criadora da engine adotou uma estratégia nova e tornou a engine totalmente gratuita, como os mesmos disseram:  “Free for games, free for VR, free for architecture, free for film, free for education”, a única cobrança é no caso de jogos e aplicativos com ganhos acima de U$$ 3000,00, onde cobram 5% do faturamento, eles deram uma ferramenta poderosíssima de graça e só cobram se você ganhar bastante com ela. Epic vocês estão de parabéns.

Essa estratégia acabou balançando o mercado levando outras empresas a fazerem o mesmo, como a Unity, que agora disponibiliza todas as ferramentas da versão paga na versão grátis. Como seu sistema de GI (que fica para um próximo post).

Voltando a UE4, essa imagem abaixo é de um projeto que podemos fazer o download na UE4, mais impressionante que o realismo é a mesma rodar em tempo real.

IMG-20150706-WA0026

E abaixo alguns vídeos mostrando o uso da engine para visualização de projetos arquitetônicos. Sendo uma engine de jogos da para fazer mais do que apenas visualizar o projeto, podemos por exemplo programar uma mudança de cores em móveis ou texturas de paredes, ou se preferir uma partida de deatmatch com lança mísseis na sala de estar.

E abaixo uma tech demo mais artística e fofa:

Site da Unreal Engine 4 com link para download:

https://www.unrealengine.com/

Poderosíssima, mas um pouco complexa, trabalhar com a UE4 é mais complicado do que com um render comum, como o Vray, há a necessidade de tratar os UVs dos objetos, importar separadamente, configurar materiais, enfim, configurar uma cena é trabalhoso. Mas o resultado obtido e as possibilidades que se abrem são gigantescas.

3 comentários em “Unreal Engine 4 – Fotorrealismo em tempo real

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s