Publicado em Revit

Revit: Criação de rufos de um modo rápido

O Revit não traz uma ferramenta específica para rufos, usualmente ele é criado modelando no local mas criei um método mais fácil, rápido e com a vantagem de poder fazer o quantitativo do mesmo. Para isso vamos aprender a criar rufos utilizando a ferramenta Parede: moldura (Wall Sweep) que cria uma extrusão de um perfil por uma parede.

image001 image004

A primeira etapa é criar o perfil do nosso rufo, para isso criamos uma nova família do tipo Perfil métrico

image005

image007

Para as medidas do perfil usamos a imagem a seguir como referência, observe que o perfil do rufo não esta centralizado para que ao criamos na face da parede ele vá até o outro lado da mesma, também coloquei uma cota no seu espaço interno e defini um parâmetro com nome Espessura da parede, assim podemos editar o perfil do rufo sem precisar abrir a família do perfil.

image011image009

Terminado nosso perfil, carregamos ele ao nosso projeto, agora podemos clicar na ferramenta Parede: moldura, e em Editar tipo definimos como perfil da moldura o perfil do rufo.

image001

image014

Para criar nosso rufo basta clicar na linha superior da parede como mostrado na imagem a seguir, após clicar veremos que nosso rufo não tem o tamanho correto para se encaixar na parede.

image016image018

Para solucionar isso iremos editar o nosso perfil dentro da janela Navegador de projeto, dentro da seção Família encontramos Perfis e dentro de perfis o perfil do nosso rufo, basta dar dois cliques sobre o mesmo e abrirá a janela Propriedades de tipo, como incluímos um parâmetro para definir o tamanho do rufo, basta definir no parâmetro Espessura da parede a espessura da parede.

image020image022

Agora nosso rufo terá o tamanho correto da parede.

image024

Para criar o fechamento do rufo criamos uma família do tipo Modelo genérico métrico com base na face, para modelar a forma de fechamento do rufo utilizamos a ferramenta Varredura que cria um sólido a partir de um perfil e um caminho:

image026image028

Primeiro desenhamos o caminho da nossa varredura, criei um caminho com 1,5 cm de altura e 18 cm de comprimento com base no perfil anterior. Incluimos uma cota entre as duas laterais do caminho e definimos como parâmetro Largura da parede que iremos utilizar para definir a largura do nosso rufo.

image031image032

Finalizado nosso caminho criamos então o perfil de extrusão que terá como forma a lateral do nosso rufo como mostrado na imagem a seguir

image034image036

Feito isto nosso rufo terá a seguinte forma:

image038image040

Agora vamos modificar alguns parâmetros desse rufo de canto, primeiramente adicionamos um parâmetro para poder modificar seu material, para isso selecionamos a geometria do rufo e na janela Propriedades clicamos no retângulo cinza ao lado de Material, agora criamos um parâmetro de família do tipo material e definimos um nome para o mesmo.

image042

Agora iremos criar mais dois parâmetros para controlar a largura do nosso rufo, pois temos que considerar as dobras de 1,5 cm do mesmo para isso vamos na aba Modificar e clicamos na ferramenta Tipos de famílias image044 , agora adicionaremos dois parâmetros, um para a Espessura da parede e outro para a Dobra do rufo, basta clicar em Adicionar e dar um nome ao mesmo.  Feito isto editaremos as fórmulas como na imagem a seguir, a Largura da parede que criamos anteriormente será definida pela Espessura da parede somada com a Dobra do rufo multiplicada por dois.

image046image048

Carregamos o mesmo ao nosso projeto e com a ferramenta Componente colocamos ele  na face do canto do nosso rufo, para mudar o tamanho do mesmo basta editar seu tipo e modificar o parâmetro Espessura da parede.

image051image053

Podemos então unir a geometria dos rufos criados e teremos nosso rufo finalizado.

 image057image055

 

Link para arquivos do tutorial, perfil e rufo de canto:

Perfil e rufo de canto

Anúncios

Um comentário em “Revit: Criação de rufos de um modo rápido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s