Publicado em Revit

Modelos de vista – criando e aplicando

Em um projeto temos diversos tipos de visualização, que podem variar conforme o gosto do profissional, a norma, a cidade, etc. No Revit podemos salvar diversas configurações de visualização para assim não ter que refazer o processo todas as vezes. Por exemplo podemos ter uma planta baixa com layout de móveis, uma sem layout, uma para prefeitura, uma sem hachuras…

Como exemplo vamos editar esse corte que criei abaixo, digamos que eu queira um corte onde todas as paredes, pisos e telhados tenham um preenchimento sólido para ficar mais fácil de visualizar, também não quero ver as identificações de cortes nem dos níveis, depois vou criar outro corte e aplicar as mesmas configurações.

model

Um modo de fazer isso é através da ferramenta Visibilidade/Gráficos que já comentei neste post, então vamos abrir a ferramenta na aba Vista ou pelo atalho VG, então vamos sobrepor as configurações dos padrões de corte em Pisos e Telhados, as paredes faremos de outro modo. Para isso basta clicar em Sobrepor em Padrões de Cortar e escolher uma cor e a hachura.

model 2

model 3

Para as paredes vamos fazer do seguinte modo, selecionando uma e clicando com o botão direito podemos ir em Sobrepor gráficos na vista e teremos as opções: Por Elemento… (apenas a essa parede), Por categoria… (a todas as paredes) ou Por filtro… (onde configuramos um filtro para aplicar a sobreposição). Neste caso escolhemos Por categoria…

model 5

Na janela que se abrirá podemos configurar igual na janela Visibilidade/Gráficos, essas configurações até serão mostradas em Visibilidade/Gráficos.

model 6

Agora para ocultar os cortes e níveis basta clicar com o botão direito na linha dos mesmos e escolher a opção Ocultar na vista, e Por categoria…

model 7

Abaixo o nosso corte configurado:

model 15

Agora já temos nosso corte configurado, vamos salva-lo como um modelo de vista, para isso basta ir na aba Vista e em Modelos de vista escolher a opçção Criar um modelo de vista, damos um nome ao mesmo e depois veremos as configurações dele na janela que se abrir, para finalizar só clciar em OK e já teremos nosso modelo criado.

model 8

model 9

model 10

Agora irei criar outro corte como mostrado na imagem abaixo, onde não tem nada configurado. Então iremos aplicar nosso modelo de vista ao mesmo.

model 11

Para isto basta na aba Vista, em Modelos de vista clicar em Aplicar um modelo a vista e selecionar o nosso modelo, pronto, ao clicar em OK já teremos nosso corte configurado.

model 12

model 13

model 14

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s