Publicado em Revit

Revit e a confusão do DPI

Com a expansão do software e a tecnologia BIM no nosso mercado muitos profissionais vem usando o Revit como alternativa de render, mesmo assim uma dúvida parece comum entre os usuários, o DPI afeta ou não afeta a qualidade do render?

Primeiro vamos descobrir o que é o DPI, DPI é a sigla em inglês para “dots per inch” ou “pontos por polegada” e é uma medida da densidade de pontos que encontramos em uma polegada linear. Também temos o PPI que significa “pixels per inch” ou “pixels por polegada” que representa a densidade de pixels que temos em uma polegada linear. Classicamente o dpi seria apenas uma informação sobre qual o tamanho que a imagem teria na hora de imprimir, sem afetar a qualidade original dela, enquanto o ppi indicaria quantos pixels essa imagem teria. Acontece que temos várias interpretações para o dpi.

Como exemplo abaixo temos duas imagens, a primeira em 72 e a segunda em 300 dpi, ambas possuem a mesma resolução de 500×250 pixels, podemos ver que ambas são idênticas em qualidade.

dpi 2 dpi1

Mas se fôssemos imprimir elas sairiam assim:

dpi 3

A imagem menor possui 300 DPI e a maior possui 72 DPI, pois temos menos pontos por polegada, ou seja cada ponto dessa imagem ou pixel é maior que a outra. Abaixo podemos ver essa diferença em um exemplo simples.

Untitled-2

Agora vamos ao Revit, levando em conta que meu monitor de 19″ possui resolução de 1440×900 podemos chegar a uma resolução de 89.4 ppi, como não da pra ter algo como meio pixel, arredondamos para 90 ppi, após várias tentativas consegui deixar o tamanho da vista com exatamente 1″ assim podemos visualizar melhor como o Revit trabalha.

Abaixo as diferentes configurações de resolução utilizadas juntamente com as imagens geradas, podemos ver como no Revit o dpi funciona exatamente como ppi, alterando diretamente o número de pixels.

tel90600

comparação

Então chegamos as conclusões e respostas para algumas dúvidas:

DPI afeta a qualidade do render no Revit?

Totalmente, no Revit o dpi altera diretamente a resolução e consequentemente a qualidade da imagem.

O modo Tela é mais rápido que o modo Impressora com a mesma qualidade?

Não, o modo tela adquire a resolução do monitor, usando a janela exatamente com 1″ a qualidade e tempo de render ficaram idênticos entre tela e 90 dpi. Acontece que como monitores tem resolução menor que as usualmente usadas no modo impressora, da a impressão de o render ser mais rápido.

Como melhorar a velocidade do Render?

Apesar da resolução alterar a qualidade, nem sempre é necessário uma imagem com uma resolução gigante, um erro comum principalmente em imagens para outdoors é achar que necessitam de uma resolução gigantesca por causa do tamanho da imagem impressa, como será colocada longe do observador não há a necessidade de grandes resoluções. Lembrando que de acordo com a Autodesk o tempo de render ao dobrar a resolução pode aumentar de 2 a 4 vezes, se dobrarmos novamente esse tempo é novamente multiplicado por 2 a 4 vezes.

Muitas vezes a diferença entre uma imagem com a qualidade setada em média e alta é imperceptível.

Sempre faça testes renderizando pequenas regiões da imagem antes de renderizar a versão final, assim evita-se ter de renderizar a mesma por algum erro no projeto, material ou configuração do render.

Uma opção é o render na nuvem.

Usar um renderizador externo, outros softwares possuem vantagens de tempo e qualidade como 3ds Max, Lumion, Cinema 4D, entre outros.  Próximo post mostrarei algumas opções e as vantagens das mesmas.

Anúncios

Um comentário em “Revit e a confusão do DPI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s